quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Manual de sobrevivência em uma escola nova

Postagem por JULIA; Pensadora 2

   Oi gente, como minha primeira postagem aqui, quis ajudar os novatos em uma escola. Porque, aliás, todos sabemos que é difícil passar por "novato" em uma classe nova, pessoas novas, e etc. Aqui vai o meu manual:

1. Seja esperto, os novatos são sempre alvos de piadinhas e até de algumas armadilhas. Tente ao máximo evitar uma, você pode se dar mal no final disso tudo.
2. Tente parecer amigável, assim vai ser mais fácil de conseguir novos amigos. Não estou dizendo para mudar sua personalidade, continue sendo o que é, mas tente ser amigável!
3. Seja você mesmo (a), esconder sua personalidade ou mudá-la só vai dar problema. Se você for relaxado (a), demonstre isso; Se for nervosinho (a), deixe claro o que te irrita, e peça para os outros não te incomodarem; Se for nerd, não tenha medo de mostrar o que é por preconceito, ou esses negócios aí, seja nerd sem vergonha de ser; e etc.
4. Não tente entrar em um "grupinho" logo de cara. Vá conhecendo as pessoas uma por uma e os grupinhos um por um, e veja em qual você talvez se encaixe melhor. Não chegue dizendo: "E aí, como é que vai? Então, tô afim de entrar no grupo, firmeza? Então falou, VÃO TER QUE ME ATURAR!"... NUNCA, repito, nunca faça isso! As pessoas vão é se assustar com você, à menos que sejam do mesmo jeito, né? -q
5. Se tiver problemas em alguma matéria, não tenha medo de pedir ajuda para os professores e principalmente aos alunos nerds. Você estará garantindo seus desvios dos reforços e recuperações.
6. Tente não se irritar demais com as brincadeiras, como eu já disse, alunos novos são o alvo predileto da maioria. Eu digo que quando entrei na escola em que estou, eu chorava com tudo o que me faziam, e com isso as pessoas faziam ainda mais palhaçadas comigo. Até hoje eu chego a ficar irritada, mas depende do grau da brincadeira. E se as pessoas estiverem te incomodando demais tente conversar com elas de que não gosta do que fazem. Não deu certo? Apele para a diretoria, eles vão ficar com uma leve raiva de você? Sim, mas tomaram cuidado, porque ninguém curte diretoria.
7. Se você gostou de alguém ou algumas pessoas e quer ser amigo (a) delas, tente uma aproximação amistosa e nada que chegue de repente, ou como diz minha mãe: não chegue chegando. E outra coisa: NÃO siga essas pessoas por aí, isso vai irritá-las e fazê-las se afastar de você. Pode crer, eu e Livia sabemos, fomos perseguidas no ano passado por uma garota que teria chances, mas acabamos não gostando. Até quando eu ia no banheiro ela dizia: "Eu vou também! \o/" Aquilo me deixava doida.
8. Participe das aulas o máximo possível. Faça comentários, perguntas, brincadeiras, você vai passar uma imagem boa para seus colegas de classe e seus professores. Mas não exagere: comente sem interromper ninguém; pergunte mas não demais; manere nas brincadeiras, ou vai levar ocorrência e/ou bilhetes na agenda.
9. Tente fazer seus trabalhos de escola com pessoas diferentes, assim você pode conhecer mais o jeito de cada um e pode se previnir, por exemplo: Se você perceber que uma certa pessoa não ajuda nos trabalhos, não faz nada, e depois pede que coloque o nome no trabalho; isso é uma fria! Quando ver que alguém é assim, evite elas. Se gostar do jeito de trabalhar de alguém e etc., tente fazer mais trabalhos com essa pessoa, você está se garantindo.
10. Se expresse sem vergonha, pessoa! Quer rir, ria! Quer chorar, chore! Está de saco cheio nesse dia, mostre isso sem se preocupar com o que os outros vão dizer do seu estresse. Quer fazer piadas, faça! Quer rir de uma, beleza! O importante é mostrar como está se sentindo nesse dia.

   Bem, é tudo o que posso dizer. E essas coisas não devem ser realizadas apenas quando se é novato, continue praticando em todo o tempo que permanecer em uma escola ou colégio, e nas escolas novas.
   É, mas digo que estou na escola em que estou faz 5 anos (à partir de agosto do ano que vem, 6 anos), e acho que não pratico nem metade disso, hahaha! Mas estou tentando! O importante é não desistir!

2 comentários:

  1. éhh, essas dicas me seriam uteis há alguns anos atras. Ahuahauhau'
    Poiséh' Faz uns 10 anos que não mudo de escol, mas eu lembro muito bem qe nos 15 primeiros dias eu era o brinquedinho da turma.
    #Aloka'
    ahauahuahauhau'

    ResponderExcluir